quarta-feira, 2 de março de 2011

A Torre é o nosso templo


Não tem jeito, o mundo conspira! Nos últimos tempos, quando parece que tudo existe apenas para me desestabilizar, posso embaralhar como for as cartas que só sai uma lâmina: a Torre! Estamos falando do Baralho Cigano, pois no tarô a Torre tem um significado bem diferente.
A carta número 19 sugere muita instropecção, a busca pela sua espiritualidade da forma que você a entenda - independentemente de religião. É olhar para dentro de você mesmo e lembrar que é ali que mora o seu templo sagrado, com toda a força, sabedoria, remédios para a alma, gratidão e compaixão.
Reparem que a primeira imagem, mesmo com uma tormenta a caminho, mostra uma torre firme, que dá a sensação de segurança, de barreira contra a tempestade (externa). E no topo, uma luz a guiar os que dela precisam. As outras duas, mesmo muito diferentes, passam a sensação de reclusão. É preciso a quietude para ouvirmos nossa sabedoria interna: ela não falha!
Ontem à noite, tirei uma carta para ver como seria hoje, dia do meu aniversário. E lá estava ela, impávida, a Torre! Pra completar, recebo hoje como mensagem de parabéns uns trechos de Aristóteles, do texto Revolução da Alma. Nele, o grande filósofo grego dá o mesmo conselho que seria uma extensão desta carta:


"Ninguém é dono da sua felicidade. Por isso, não entregue sua alegria, sua paz nas mãos de ninguém. Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja. A razão da sua vida é você mesmo.
A tua paz interior é tua meta de vida.
Quando sentires um vazio na alma, quando acreditares que ainda está faltando algo, mesmo tendo de tudo, remete teu pensamento para os teus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em você. Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante de você."

6 comentários:

  1. adorei vou usar o que o filosofo falou hehehee bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahhaha
      Não podemos esquecer as sábias palavras dele!
      Bjs

      Excluir
  2. Bem, algumas vezes temos algumas coisas para fazer, estudar, trabalhar em casa mesmo, sem muita vontade de sair para o mundo fazer certas coisas, se envolver em festas e tudo mais. Com efeito, parece um período propício para descansar, para estar em calma e equilíbrio e assim a paz reina nesse arcano. Contudo, para realizar as coisas no mundo real, você terá que sair e arriscar um pouco mais...boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Estava sozinha em casa e, de uma hora pra outra, tive um pressentimento nada bom a respeito do homem que amo. Poucos instantes depois, pude confirmar que aquele pressentimento era, na verdade, um aviso do que estava realmente acontecendo naquele momento. Muito triste, tirei uma carta, mesmo sem condições de elaborar uma pergunta. O meu coração estava tão apertado que não conseguia pensar em nada, somente na vontade genuína de receber um norte para a minha vida e a certeza de que eu receberia a orientação certa. Pois bem, já pode imaginar que carta eu tirei, né? E acabei entrando, pela primeira vez, no teu belo site. Bete, muito obrigada pelas palavras e pela ajuda que oferece por meio delas! Abraço

    ResponderExcluir